domingo, 11 de maio de 2008

Obras de Lasar Segall no MON


Em comemoração ao cinquentenário do falecimento de Lasar Segall (1981-1957), e dos quarenta anos do museu que leva o nome do artista, Curitiba recebe no Museu Oscar Niemeyer (MON) obras de Segall.
São 135,que pertencem ao acervo do Museu Lasar Segall, são pinturas a óleo, aquarelas, desenhos, gravuras e esculturas do artista lituano naturalizado brasileiro.
"Segall Realista" já foi apresentada em São Paulo, onde recebeu mais de 20 mil pessoas, a mostra também será exibida no Rio, depois de passar por Curitiba.
A mostra é dividida em três módulos. O primeiro mostra o período expressionista, que apresenta a obra de Segall como emblema das vanguardas históricas internacionais. O segundo módulo é o realista, que mostra o momento em que o artista recupera certos pressupostos da tradição visual anterior à sua experiência expressionista. E o terceiro, é o período em que sua produção caminha para um diálogo nem sempre pacífico com a abstração.
A exposição é acompanhada de um catálogo com 248 páginas, contendo um texto inédito do curador,Tadeu Chiarelli, um dos principais especialistas em arte moderna brasileira, textos históricos e reproduções a cores de todas as obras expostas, além de ampla documentação iconográfica.


Serviço
Período: 25/04 a 20/07
De terça a domingo das 10h às 18h
Entrada: R$4,00 adultos - R$2,00 estudantes identificados
(crianças de até 12 anos e maiores de 60 anos não pagam)
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico
Tel.: (41) 3350.4400

foto: Galeria Segall, Morro Vermelho (1926)

2 comentários:

Unknown disse...

Cris

Parabéns pelo blog! Precisamos de um incentivo a mais para aumentar o interesse das pessoas pela cultura em nossa cidade. Sucesso!!!

Eduardo Prissão disse...

Parabéns pelo conteúdo!

Curitiba precisa de mais espaço na mídia para mostrar a produção cultural, que é ampla e de bom gosto. A Cris foi feliz em abordar esse universo pela Internet. Espero que seja melhor divulgado.

Sobre a obra, espero visitar o museu daqui uns dias quando estiver por aí. A Cris disse que me acompanha... Valeu guria!